Tem uma coisa que eu acho curiosa no Natal. E que, de certa maneira, me soa como uma ironia divina. Uma grande ironia do Todo-Poderoso. É talvez como aquelas mensagens subliminares que aparecem nos filmes, mas que a multidão não repara e segue com suas vidas.
Pra mim, essa ironia divina lembra um pouco a placa que colocaram em cima da cruz de Jesus.
Recapitulando rapidamente - Jesus foi condenado à morte, pelos romanos, a pedido e pressão dos Judeus, por ele se dizer Filho de Deus. Por se dizer Deus. Mas aí, os romanos colocaram a placa "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus" em cima da cruz. "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus"! E os judeus ficaram meio cabreiros, né, pq dá pra ver que o negócio não soa bem. Mas Pilatos diz "O que escrevi, escrevi". E o troço fica lá mesmo, desse jeito. Logo, lá estava ele, Jesus, Filho de Deus, Rei dos Judeus e da coisa toda, morrendo de asfixia numa cruz de madeira onde se lia "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus"! Não duvido que essa cena tenha colocado um arrepio na nuca de um pessoal lá. Pq rola um "mas e se ele realmente...". Pô! Quando o avião "estava pra cair na Paulista" a galera não queria ficar por perto. Talvez se Jesus tivesse registrado alguns milagres no cartório..
Enfim, o lance não é esse. O lance é que uma outra ironia divina se manifesta amanhã. A ironia de ser feriado em boa parte do mundo, e as pessoas se reunirem e festejarem. Pq, pensa comigo, festejar o que? O que diabos você festeja amanhã? O que justifica esse feriado de um dia e meio? Sério, pq se você me responder "festejamos a alegria, a bondade, a amizade.." eu vou dizer pra vc não sair falando isso pro governo. Pq é meio abstrato isso, concorda? E ele pode querer vetar. Ou poderíamos então tentar um feriado para comemorar a Paciência! A Sabedoria! A Amabilidade!
Não, não. O feriado é para comemorar o nascimento de Jesus. Mas pq Jesus merece um feriado? Pq não comemoramos o nascimento de Da Vinci? O nascimento de Walt Disney? O nascimento do novo Papa revolucionário e boa praça? Pq quem instituiu o feriado realmente acreditava que Jesus é filho de Deus e morreu para perdoar os pecados, diferente de qualquer outro infeliz que já nasceu. E nós insistimos em comemorar, né? Sempre comemoramos. Mesmo se no restante do ano Jesus seja um completo estranho e o próprio Deus só sirva de helpdesk doença.
Essa é a ironia. É comemorar, durante a vida toda, o nascimento de alguém que é irrelevante pra você, quando na verdade não deveria ser. É ver a placa "Rei dos Judeus" e se esforçar para não acreditar no que ela diz. Eis a placa que Deus nos mostra todo ano: Jesus é importante. Mas a gente pode passar décadas e décadas sem nem olhar pra essa placa. Aí fica o arrepio na nuca: "Mas e se ele realmente.."
Desejo um feliz Natal a todos! Um Natal cheio de comida, presentes, sorrisos. Um Natal que festeja a alegria, a bondade, a amizade, pq não? Mas acima de tudo um Natal consciente, não um Natal migué. Que Deus os abençoe, meus queridos amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário